terça-feira, 10 de novembro de 2009

Nova Atividade no "AR" e Mais o V Fórum Participativo

Prezados e Prezadas,

Estamos com a Atividade do MÓDULO 4 , postada no link logo abaixo. É uma ótima discussão sobre as questões que envolvem Raça e Etnia na sala de aula!!! Participem.

Acesse:

http://docs.google.com/View?id=dhh96w7c_21f23xvcft

Data de recebimento 23 de novembro!!

V Fórum Participativo


1) - Analise as frases seguintes, de modo a discutir a presença de preconceitos, os estereótipos e o racismo nelas embutidos:

a) Marta é negra, mas é bonita.

b) Seu João é um homem notável.Um preto de alma branca.

c) Os jogadores negros de futebol só se casam com loiras burras.


Para responder este fórum, clique em comentários, logo abaixo!

8 comentários:

  1. Mário Marques.
    É muito comum encontrarmos estes tipos de comentários. É absurdo mas é muito comum. Tanto, que na maioria das vezes este tipo de preconceito, esteriótipo ou racismo sai de nossas bocas através das palavras como se fossem a coisa mais natural do mundo. E, em muitas vezes, essas frases são repetidas na frente ou até mesmo direcionadas à pessoa negras, e elas não se sentem incomodadas com o comentário. Muitas vezes, acredito eu, que o preconceito está na cabeça de quem o cultiva, reprime, descrimina. Muitas vezes, já presenciei atitudes preconceituosas de pessoas negras contra si mesmas e contra algumas pessoas de pele negra. Porém, acredito que o ideal seria que ninguem conseguisse enxergar a cor da pele do outro e sim o conteúdo que aquele/a pessoa tem.
    A cabeça do ser humano é um tantinho complicado. Trabalhar com o social, então, é muito mais complicado, visto cada pessoa pensar e agir de forma diferente das outras. Cabe, no entanto, um consenso entre as pessoas para tentarem conviver no limite do suportável para não gerar conflitos entre os componentes da sociedade. Num relato da "broken Windows Theory" (teoria das janelas quebradas) existe uma experiência vivida em Chicago que o resultado se torna eficiente quando trabalhado em pequenas partes, e por partes, sendo esta aplicada a violência. Acredito que se trabalharmos o preconceito desta forma, não acabaremos com ele mas poderemos influenciar muitas pessoas de uma única vez e instigá-las a propagar o fim do racismo, do preconceito, etc.

    ResponderExcluir
  2. Infelismente é o que nós ouvirmos diariamnte, na maior naturalidade, ou mesmo falamos sem percebermos tal preconceitos e esterteótipos, isso nos deixa a refretir e ter cuidado ao se pronuciar. Lebum:Tem razão ao falar que "naõ é possivel pensar sem precoceito".Pois o preconceito é um estrumentomal,quando é no sentido pejorativo,deve ser jogado no lixo.Na maioria das vezes falamos sem preconceito só pelo hábito mas como tudo muda e evolui,vamos evoluir juntos,com frases concretas que aumente a auto estima do cidadão.Ex:Marta é linda,deixando o negra de fora,seu João é uma pessoa boa.Os jogadores gostra de mulheres loiras.Negro,branco e amarelo com vermelho,a mistura se abraça forma um povo tão belo sem cor,mas sim,uma raça. Carlos Oliveira.

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline Portela.

    Em todos os casos o preconceito prevalece, nas duas primeiras frases, fazemos uso delas involuntáriamente, sem perceber que estamos praticando o racismo.
    Quanto a terceira, o preconceito, o racismo estão presentes, porém o esterótipo fica bem marcado.
    Não é por ser negro que aquele/aquela pessoa seja incapaz ou não tenha qualidades.
    O preconceito está no nosso dia-a-dia e sai de nossas bocas até sem maldade, num símples comentário que fazemos.
    Essa prática encontramos também dentro da própria raça.
    Infelizmente não podemos acabar com esse hábito, visto cada um pensar de forma diferente do outro.

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO NA FRASE DA COLEGA JAQUELINE,POIS É VERDADE QUANDO ELA DIZ QUE O PRECONCEITO ESTA NO NOSSO DIA-A-DIA E SAI DA NOSSA BOCA ATE SEM MALDADES, APARTIR DESTA FRASE LEMBREI DE UM FATO QUE PRESENCIEI,NO ONIBUS VI QUE UMA SENHORA E SUA FILHA MUDOU DE ASSENTO QUANDO UM SENHOR NEGRO SENTOU PERTO DE AMBAS, POIS NO MESMO ATO ELAS SE OLHARAM E IMEDIATAMENTE TROCARAM DE LUGAR, FIQUEI MUITO TRISTE AO VER A SENA, POIS TIVE MUITA PENA DAS POBRES COITADAS, PRECISAM FAZER PARTE DA NOSSA TURMA CONCORDAM?MONICA CUNHA

    ResponderExcluir
  5. Ao ler as frases é preciso reconhecer que vivemos em uma sociedade racista e que muitas vezes temos atitudes racista, com isso reafirmo que a tarefa de ensinar para a diversidade não é facíl, pois carregamos hábitos e costumes de gerações passadas, mas é preciso determinação é muito estudo sobre esta temática, algo que foi vivido e debatido durante nosso curso.
    Gabriela Carolina

    ResponderExcluir
  6. CLAUDIANE SOUZA: Na verdade, precisamos refletirmos um pouco mais como estamos nos colocando, já que estamos ciente que preconceito existe e que de forma sutil como aqui apresentado nas frases tem revelado muitas vezes o que está preso no nosso íntimo. Vivemos numa sociedade de valores desturpados, "infelizmente" e se não atentarmos pra estes detalhes estaremos contribuindo para um mundo centrado de desrespeito e desvalor humano.

    ResponderExcluir
  7. Wellita maria dos santos
    Ao ler as frases em colocação, percebi que são preconceitos pertinentes na nossa sociedade, que as vezes é sem intenção de oprimir o negro, porém deixa ainda mais o preconceito tomar conta da sociedade. E nós que estamos em busca da igualdade e do respeito com o diferente devemos ter o cuidado para não cometer esse tipo de preconceito intencional. Acredito que isso pode mudar, com o preconceito conta o homoxessualismo, o negro, o pobre etc, quando nós amarmos o proximo e respeita-lo, só assim mudaremos com esses tipos de preconceitos, que magoa e chateia a vitima e quem estar por perto.

    ResponderExcluir
  8. Dulciolene Costa
    As frases citadas acima é apenas um pequeno exemplo do preconceito estalado na nossa sociedada, que ha muitos anos vem discriminando e humilhando não apenas o negro,mas o indio,o pobre,a loira etc.Através de piadas, chacotas,provebios,propagandas conversas interpretadas como inocentes mas que na verdade tem um cunho totalmente preconceituoso e ainda é motivo de gargalhadas por achar que é meramente uma brincadeira um passa tempo.Para trasformar todo um costumes enraizado numa sociedade é necessário contruir um percurso ao longo de muitos anos de mobilização das autoridades formadoras de opinião com objetivos bem elaborados,tendo uma visão igualitária com propositos de conviver em uma demensão que preze a vida e a felicidade com respeito e zelo pelo próximo.

    ResponderExcluir