segunda-feira, 28 de setembro de 2009

IV FÓRUM PARTICIPATIVO

Comente a seguinte situação:

Diante da homossexualidade entre alunos e professores, qual a postura que deve ser adotada pelo professor para lidar com as situações de preconceito que podem ocorrer?

prazo para participação: 05/10/09

Como devem participar:

Cliquem em "comentários" em seguida coloquem o nome completo e façam o comentário. Atenção: algumas pessoas que possuem e-mail diferente do G-mail que não conseguirem se identificar no campo "Comentar como" devem clicar em Anônimo e colocar o nome antes de fazer o comentário.Qualquer dúvida entrem em contato com a Equipe de Tutoria- presenciais e/ou a distância.
Lembramos que a participação nos Fóruns é importante para conclusão do curso.
Equipe de Tutoria GDE.

11 comentários:

  1. Ana Paula dos Santos2 de outubro de 2009 às 11:59

    Bem, devemos conversar com nossos alunos a respeito da diversidade, pois a mesma pode ser manifestada de várias formas, entre elas a homossexualidade. Todos nós devemos fazer nossas escolhas independente da opinião dos outros. Como educador devemos promover debates onde venha propocionar conhecimentos e interação entre os alunos, não importando as diferenças e escolhas, o que deve ser levado em conta é o respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que o preconceito existe em qualquer lugar ,na família,sociedade,na escola e nós como educadores devemos entender que nâo mudamos a orientaçâo sexual dos jovens,mas que será possível dispertar nos mesmos o respeito pela diversidade cultural.E que as escolas desenvolva programas como: educaçâo sexual e saúde.Palestras,promovendo um diálogo simples e direto.E assim abordar as questões sobre o assunto apartir das experiências vivenciadas no dia-a-dia,construindo um trabalho sem preconceito,reunindo país e todos que fazem a escola.Girlene maria

    ResponderExcluir
  3. As diferenças estão em toda parte,por isso é de suma importância o professor ter que se policiar em meio as diversidade,sendo dinâmico e responsàvel na maneira que abordar o assunto,atraveis de debates,orientaçâo sexual mostrando a importancia do respeito mutuo.Iris patricia

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Ana Paula ,devemos promover debates e concientizar os nossos aluno, que é importante respeitar as diversidades em todos os termo.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Ana Paula ,devemos promover debates e concientizar os nossos aluno, que é importante respeitar as diversidades em todos os termo,,

    ResponderExcluir
  6. Conheço professores homossexuais declarados, inclusive um deles foi o meu professor quando cursava a 5 série, ele era muito dedicado e todos os demais alunos o respeitavam muito.MÔNICA CUNHA

    ResponderExcluir
  7. WELLITA MARIA DOS SANTOS

    É comlpicado lidar com esse tipo de situação dentro da sala de aula. Pos um professor sem esperinhencia,a respeito do assunto, pode complicar ainda mais o caso, por isso é bom que o professor esteja envouvido, em pesquisa, cursos, palestras que venha abordar esse tipo de temática, até poque isso acontece dentro da sala de aula, no nosso bairro, na nossa cidade e ate mesmo dentro da nossa casa.E com isso faz nescesário trabalhar-mos esse tipo de temática dentro da nossa escola. como? Com palestras, debates, filmes a respeito do homossexualismo, textos para debates, envolver a classe a escola, dentro desta temática, com um objetivo de concientizar os alunos, para que eles passem a respeitar o direito do proximo. Isto é um trabalho minucioso, mas muito importante dento da escola.

    ResponderExcluir
  8. ário Marques.
    Existem algumas maneiras de lidar com o preconceito. Quando emitimos o som da palavra "preconceito" na maioria das vezes associamos ela ao homossexualismo. Esquecemos que ele existe e que não é aplicado apenas no caso em destaque. Homossexualidade (grego homos = igual + latim sexus= sexo) refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser — humano ou não — que sente atração física, emocional e estética por outro ser do mesmo sexo. Como uma orientação sexual, a homossexualidade se refere a "um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas principalmente entre" pessoas do mesmo sexo; "o termo também refere-se a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual."
    A homossexualidade é uma das três principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade e a heterossexualidade, sendo também encontrada em muitas espécies animais. A prevalência da homossexualidade entre os humanos é difícil de determinar com precisão; na sociedade ocidental moderna, os principais estudos indicam uma prevalência de 2% a 13% de indivíduos homossexuais na população, enquanto outros estudos sugerem que aproximadamente 22% da população apresente algum grau de tendência homossexual.
    No entanto, hoje sabemos que a homossexualidade assim como a heteressexualidade “é um estado mental e não tem nenhuma doença ou desvio de comportamento ou perversão, como se pretendeu a tempos atrás.” Porém é bastante comum encontrarmos pessoas com pensamentos contrários, inclusive no meio de pesquisadores da área.
    Entre professores e alunos a postura a ser adotada é a mais natural possível, enfrentando de forma a mais pacífica possível, sempre tentando argumentar que a convivência com o diferente é normal, que é viável ao menos respeitar as pessoas, afinal, como está escrito no livro de Platão, O Enigma,” Somos nós, da maneira que somos hoje, uma aberração da natureza”. Essa afirmação, aplica-se por não respeitarmos as pessoas, a natureza, etc.

    ResponderExcluir
  9. Jaqueline Portela.
    Como educadora dentro do ambiente escolar, vivenciando uma situação em que um aluno/aluna seja homosexual, é necessário agir com naturalidade e com respeito, dessa forma passar para classe que existem diferenças na maneira de ser do amigo/amiga de classe e devemos respeitar as mesmas.
    Coma educadora, com relaçãoa a colegas de trabalho devo respeitar e agir normalmente, pois cada um é livre para gostar do que acha melhor para si.

    ResponderExcluir
  10. Como educadora é preciso sair um pouco da individualidade e transitar na pluralidade, abrir-se ao diálogo, ao novo.É certamente necessário transitar pela riqueza da diferença e nela irmos juntos educador e educando contruindo a nossa individualidade."Ninguém é tão individual, máscara única, que não tenha em si o reflexo dos outros,e ninguém deixará de ser individual sendo um pouco o reflexo dos outros".Por isso devemos levar os educandos a peceber que pertencemos a uma vasta comunidade, plural no sentido de que convivemos com mútiplas outras individualidades, e é nessa vida em grupo que nossa idividualidade vai se formando.
    "A DIVERSIDADE É A MAIOR RIQUEZA DA VIDA"
    GABRIELA CAROLINA

    ResponderExcluir
  11. Dulcilene costa
    Há uma grande dificuldade por parte dos professores em lidar com a homoxessualidade dentro da sala de aula ,mesmo que muitas vezes se trate do assunto na disciplina de educação sexual dentro dos temas transvessais,mas sempre é abordado de forma superficial.Para combater o preconceito e a discriminaçao é necessário trabalhar ocorpo docente com formação continuada, debate,palestras e varios estudos sobre o tema preparando-os para trasmitir informações clara e confiante incutindo nos discente o respeito as diferenças.

    ResponderExcluir